Enxerto ósseo é um processo cirúrgico que consiste em retirar um fragmento de osso de uma localização para o colocar no local que se pretende reparar ou instalar um implante.

Enxerto ósseo autógeno | própria pessoa

No enxerto ósseo autógeno, o fragmento ósseo é obtido do próprio paciente. Para o tratamento com implantes dentários, o mais comum é a realização de enxertos cuja área doadora é a região do mento (queixo), e do ramo da mandíbula (região próxima ao dente do ciso).

A necessidade de enxerto ósseo é mais comum em áreas onde houve a perda de dentes há muito tempo. Principalmente na região superior.

Enxerto Regeneração Guiada em Mandíbula

Levantamento de seio maxilar | SinusLift

Trata-se de um procedimento cirúrgico que tem como objetivo o aumento de massa óssea na parte posterior do maxilar superior.

Quando deve ser realizado?

Quando não existe osso suficiente no maxilar superior que permita a colocação de um implante. A falta de osso no maxilar superior ocorre porque existe reabsorção óssea após as extrações dentárias.

A doença periodontal pode contribuir para uma maior perda óssea. Existem variações individuais no que diz respeito ao tamanho do seio maxilar sendo que este pode aumentar de tamanho com a idade.

Veja como ocorre a atrofia óssea em decorrência da perda dentária:

Extração com perda óssea na região do seio maxilar

Existem basicamente 3 maneiras de se realizar o LEVANTAMENTO DE SEIO MAXILAR.

São necessários exames radiográficos e muitas vezes uma tomografia computadorizada (TAC) para avaliar as dimensões e a forma do seio maxilar e assim programar a cirurgia.

Em algumas situações é possível fazer esse tipo de enxerto e já instalar os implantes no mesmo ato cirúrgico. Isso diminui muito o tempo de tratamento.

Muitas vezes é necessário realizar o enxerto ósseo, e somente após 6 a 8 meses é possível instalar os implantes.

Materiais utilizados para enxerto:

  • Osso liofilizado bovino Genox
  • Osso autógeno (própria pessoa)
  • Hidroxiapatita sintética (precursor ósseo)
  • Materiais vítreos sintéticos
  • Bioss

Veja as dúvidas mais frequentes sobre Enxerto Ósseo

× Fale conosco pelo WhatsApp