Neste post, explico os motivos para realizar a prótese protocolo e como funciona o tratamento.
Perda óssea devido ao uso de próteses totais (dentadura)
A perda dos dentes prejudica muito a qualidade de vida de uma pessoa.
A diminuição da autoestima, a insegurança, a dificuldade na mastigação e até mesmo a perda de sabor dos alimentos, estão entre os fatores que tornam a reabilitação oral com próteses totais (dentadura) normalmente ruim.
Após a perda dos dentes, inicia-se um processo de reabsorção (atrofia) dos ossos Maxilares.
Veja o que acontece com a perda óssea nos vídeos abaixo:
Perda óssea da maxila
Perda óssea com ausência de dentes
Essa perda óssea vai dificultando cada vez mais a utilização de próteses. O uso contínuo desses tipos de próteses acelera esse processo, principalmente se a prótese não é trocada com frequência (5 a 6 anos).
Próteses que ficam caindo, que machucam, que saem com facilidade, se tornam comuns.
Veja o que acontece com o osso da mandíbula quando não se tem mais dentes:
Reabsorção óssea causada pela falta dos dentes
Em alguns casos, quando houver atrofia óssea, pode ser necessário fazer algum tipo de enxerto ósseo para a preparação inicial da boca antes de realizar outros procedimentos.
Qual é a solução para esse problema?
A melhor opção para resolver esse problema é utilizar alguns implantes dentários para fixar uma prótese.
Esse tratamento ficou conhecido como “PRÓTESE PROTOCOLO DE BRANEMARK”.
Como funciona a Prótese Protocolo
Como citado acima, a Prótese Protocolo é a solução para resolver o problema causado pela perda dos dentes e, consequentemente, a perda óssea.
A cirurgia para instalação dos implantes não costuma passar de 1 hora, quando realizada por um profissional bem treinado.
Uma vez tomados os devidos cuidados e medicamentos, o processo costuma ser bem confortável, até mesmo mais do que extrações dentárias.
Após cicatrizados os implantes, a parte correspondente aos dentes é então parafusada, e ao contrário do que mostra nos vídeos abaixo, não se vê espaços grandes entre a gengiva e os dentes, sendo bastante confortável, sem promover a retenção de alimentos.
A prótese protocolo pode ser realizada tanto na parte superior, quanto na parte inferior da boca.
Parte superior da Prótese Protocolo
Não existe uma regra para o número de implantes necessários, em média são 6 para a parte superior, podendo variar de 4 a 8, ou conforme determinar a avaliação do cirurgião, sempre visando maior segurança para o paciente.
O céu da boca fica livre, permitindo sentir melhor o sabor dos alimentos. Melhora a autoestima e garante confiança por ser fixa.
Veja mais detalhes no vídeo abaixo:
Parte superior
Parte inferior da Prótese Protocolo
Não existe uma regra para o número de implantes necessários, em média são 5 para parte inferior, podendo variar de 4 a 7, ou conforme determinar a avaliação do cirurgião, sempre visando maior segurança para o paciente.
O apoio fica somente sobre os implantes, portanto ao mastigar não corre o risco de machucar a gengiva. Melhora a autoestima e garante confiança por ser fixa.
Veja mais detalhes no vídeo abaixo:
Parte inferior
Como funciona a higienização da boca depois de realizar a Prótese Protocolo?
A higiene é realizada normalmente com uso de escovas, fios e aparelhos específicos para higienização!
Uma mudança de vida!
Venha conversar com a gente pessoalmente!
Depois de quase 15 anos de trabalho, cursos de pós graduação, participação em congressos e constante atualização, eu e minha equipe na IGO Implantes temos um excelente conhecimento para tirar todas as suas dúvidas relacionadas a implantes e realizar o seu sonho fazer este procedimento.
Agende sua consulta pelos telefones (18) 3117-7502 (18) 98202-2000 (WhatsApp) ou clique aqui para entrarmos em contato com você.
Será um prazer atendê-lo.
Um grande abraço!
Dr. Carlos Henrique de Oliveira CROSP-RT 81541